terça-feira, 17 de maio de 2011

Canais de Marketing

Muitos são os fatores que influenciam nas estratégias de marketing, e um dos mais importantes é o Canal de Marketing, que consiste em disponibilizar produtos ou serviços ao consumidor de acordo com a sua exigência.

"Distribuir bens ou serviços envolve levar os produtos até os clientes de maneira eficiente e eficaz. Os gestores de marketing devem tornar os produtos disponíveis para os consumidores, quando e onde eles querem comprá-los, a fim de criar trocas que ofereçam valor.”
(CHURCHILL E PETER, 2000)

Para entender um pouco melhor, podemos pensar da seguinte forma:
O que você faz quando está com fome? Talvez vá até a cozinha para pegar um pão Pullman e um pote de requeijão Leco acompanhado por um Nescafé que você tenha comprado no Carrefour. Agora, supondo que você seja um comprador da Leco, de quem você iria adquirir os potes de vidro e o leite necessário para produzir o requeijão? Provavelmente seria necessário enviar caminhões a fazendas de pecuária ou fabricantes de vidro toda semana. Mas possivelmente, esses fornecedores ou revendedores dos fabricantes poderiam receber pedidos por internet ou fax e enviar os produtos diretamente para os galpões da Leco.

Os modos como os profissionais de marketing tornam seus produtos disponíveis envolvem canais de distribuição, sendo estes uma rede organizada de orgãos e instituições, que, em combinação, executam todas as funções necessárias para ligar os produtores aos usuários finais a fim de realizar a tarefa de marketing. Ou seja, o Carrefour e os distribuidores de leite e potes de vidro citados no exemplo acima, são todos membros de canais de distribuição. Pode-se, também, haver casos onde o canal de distribuição está composto apenas pelo fabricante que comercializa diretamente para os clientes.


Um dos pontos mais importantes é conhecer, adequar e selecionar os membros dos canais, pois nestas escolhas deve-se levar não somente o produto ao consumidor, mas também a sua marca, o histórico por trás da embalagem e atingir o grau de satisfação do cliente da melhor maneira possível. É preciso estar atento, também, a integração entre os membros do canal, pois é um ponto vital, afinal, o consumidor espera um produto na prateleira, não importando para ele como este produto chegou lá e a estrutura por detrás de tudo.

De acordo com a vontade da empresa de controlar mais ou não a distribuição dos produtos, a quantidade de membros de um Canal de Marketing pode variar. Com canais mais curtos a empresa possui muito mais controle, podendo alterar de forma mais rápida suas ações para melhorar todo um fluxo dos produtos no mercado, tendo um feedback mais puro do consumidor.

Hoje há uma grande variedade de canais existentes no mercado, e escolher o melhor meio de divulgação e distribuição pode ser um grande problema, afinal, uma escolha errada pode comprometer todo um planejamento de marketing desenvolvido pela empresa. Porém, é essencial a utilização dos canais para que se possa alcançar os consumidores e estabelecer parcerias com agentes de canais que poderão beneficiar ambos com lucratividade.

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei e interessante